Explorando o universo da literatura infantil: história e encantamento
- Jandiara Paiva
- 17 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Origem das Histórias Infantis
"Chamamos de contos de fadas porque são histórias que têm sua origem na cultura céltico-bretã, na qual a fada, um ser fantástico, tem importância fundamental."
Os contos de fadas são narrativas com um tempo impreciso, estrutura narrativa básica com situação inicial ,conflito, clímax e desfecho e apresenta o elemento mágico.
As histórias têm origem na tradição oral eram contadas de geração em geração. No século XVII uma coletânea foi organizada por Chales Perrault. Ele registrou oito histórias que até então não tinham sido registradas: " A Bela Adormecida no Bosque; Chapeuzinho Vermelho; O Barba Azul; O Gato de Botas; As Fadas; Cinderela ou A Gata Borralheira; Henrique do Topete e O Pequeno Polegar."
No século XVIII os irmãos Grim realizavam pesquisas linguísticas buscando variações orais nas contações de histórias quando descobriram uma infinidade de histórias e resolveram adaptá-las porque algumas possuíam violência e finais trágicos.
Assim como os Grim acreditavam na importância da moral cristã opondo-se a violência das histórias originais, "Hans Christian Andersen" compartilhava da mesma opinião a diferença é que Andersen destacava o lado da vida como uma estrada sinuosa, não reta que precisa ser vivida de forma correta e com resiliência.
A tradição oral abarcou as chamada fábulas, histórias curtas com uma lição de moral. Um dos mais famosos contadores de história foi Esopo que teve algumas de suas histórias recontadas por La Fontaine. São exemplos de fábulas de Esopo: A lebre e a tartaruga, A cigarra e a formiga, O leão e o rato entre outras.
A Evolução nos Séculos XIX e XX
Na era Vitoriana além da ludicidade as histórias tinham a importância de ensinar os padrões morais da época: as histórias de Grim e Andersen eram populares, histórias de aventura como Alice no país das Maravilhas , livros didáticos como Emil e os detetives ,poemas infantis como Limeriques de Edward Lear .
A Importância das Histórias Infantis
As histórias infantis hoje desempenham um importante papel desde do desenvolvimento socioemocional a formação de valores.A literatura vai além da ludicidade sendo responsável pela formação integral da criança.
Uma das histórias infantis que lancei ensina a importância do amor próprio. Nino era um grão de areia mas queria ser um astro. Essa história em breve será lançada na Bienal de São Paulo para entreter e ensinar.

Comments